Caso não esteja visualizando este e-mail corretamente clique AQUI


Click here to see this Newsletter in English


Editorial

É com muito muita alegria que trazemos até você a primeira edição da Newsletter do web site que abriga o nosso Eucalyptus Online Book & Newsletter no endereço/ URL: http://www.eucalyptus.com.br.

Nessa edição apresentamos o primeiro capítulo do Online Book de título:

"Casca da árvore do eucalipto: aspectos morfológicos, fisiológicos, florestais, ecológicos e industriais, visando a produção de celulose e papel"

Esse número também conta com referências técnicas e bibliográficas, mini-artigos e links recomendados para acesso, tudo relacionado aos eucaliptos e suas utilizações. Essa será a dinâmica da nossa Newsletter, mantê-los informados e participando de atividades que enriqueçam nossos conhecimentos e o nosso network em relação a essas fantásticas árvores e seus usos e produtos. Espero que vocês gostem do que lhes oferecemos.

Caso ainda não estejam cadastrados, sugiro fazê-lo através do link a seguir: Clique para cadastro

Se tiver alguma pergunta técnica, por favor, consulte a seção "Pergunte ao Euca Expert" para colocar a sua dúvida ou então participe de debates na comunidade virtual para comentar sobre os capítulos do livro

Obrigado

Celso Foelkel
http://www.celso-foelkel.com.br
http://www.eucalyptus.com.br

Nessa Edição

Capítulo Online Book
Casca da árvore do eucalipto: aspectos morfológicos, fisiológicos, florestais, ecológicos e industriais, visando a produção de celulose e papel

Referências Técnicas da Literatura Virtual
"Refining and improved paper machine runnability"
Colin Baker - African Pulp and Paper Week 2004


"Introduction to control in the refining process"
Colin Baker - African Pulp and Paper Week 2002


Fontes Bibliográficas
Livro: Nutrição e Fertilização Florestal
José Leonardo de Moraes Gonçalves e Vanderlei Benedetti
IPEF (2000)

CD: The World of Market Pulp
Hiroki Nanko, Dave Hillman e Alan Button
Third Edition (2005)


Euca-links
1. Introduction to the Eucalyptus
2. Check-list de espécies de Eucalyptus


Mini-Artigo Técnico por Celso Foelkel
Secagem "flash" como forma de diferenciar celulose de mercado

Capítulo Online Book

Casca da árvore do eucalipto: aspectos morfológicos, fisiológicos, florestais, ecológicos e industriais, visando a produção de celulose e papel
(1,5 Mb em PDF)

Celso Foelkel (Junho 2005)

<< clique no icone ao lado para baixar o programa de leitura em PDF - Adobe Reader - grátis.


Referência Técnica da Literatura Virtual

"Refining and improved paper machine runnability"
Colin Baker - African Pulp and Paper Week 2004
http://tappsa.co.za/archive2/APPW_2004/Title2004/Refining_and_improved/refining_and_improved.html

Technical Association of the Pulp & Paper Industry of Southern Africa

Resumo: O autor discute como aumentar a performance e a eficiência operacional das máquinas de papel através de maiores cuidados e ajustes na refinação da celulose.

 

"Introduction to control in the refining process"
Colin Baker - African Pulp and Paper Week 2002



Technical Association of the Pulp & Paper Industry of Southern Africa

http://tappsa.co.za/archive/APPW2002/Title/Control_in_the_refining_proces/control_in_the_refining_proces.html

Resumo: São discutidas formas de se melhor controlar a refinação através técnicas mais modernas de controle. Alguns controles são avaliados em relação à sua relevância e efeitos sobre os mais importantes parâmetros de refino, como energia aplicada e consumida, intensidade de refino e resultados na qualidade da celulose.


Fontes Bibliográficas

Livro: Nutrição e Fertilização Florestal
José Leonardo de Moraes Gonçalves e Vanderlei Benedetti
IPEF (2000)


Alguns capítulos recomendados:
"Avaliação do estado nutricional dos eucaliptos: diagnose visual, foliar e suas interpretações" (R.L.V. A. Silveira, E. N. Higashi, A. N. Gonçalves, A. Moreira); "Nutrição e amostragem em plantações de eucaliptos" (A.F.J. Bellote, H.D.Silva); "Fertilização em viveiros para produção de mudas de eucaliptos e pinus" (S.V. Valeri, L. Corradini); "Monitoramento nutricional e fertilização em macro, mini e microjardim clonal de Eucalyptus" (E.N. Higashi, R.L.V.A. Silveira, A.N. Gonçalves) ; "Recomendações de fertilização mineral para plantações de eucaliptos" (N.F. Barros, J.C.L. Neves, R.F. Novaes)

Esse livro foi editado em inglês em 2004, sob o título "Forest Nutrition and Fertilization".

Interessados em adquirir os livros: IPEF - www.ipef.br

Fontes Bibliográficas

CD: The World of Market Pulp
Hiroki Nanko, Dave Hillman e Alan Button ( 2005)

The World of Market Pulp consiste em uma excelente referência sobre celuloses de mercado. O material está apresentado na forma de um CD com muitas informações técnicas, fotos e detalhadas explicações sobre: retrospecto da indústria; seleção, avaliação e interpretação das propriedades das polpas de mercado; suas propriedades e utilizações principais; as principais matérias primas, e muito mais. Há no CD uma ênfase especial sobre as polpas de eucalipto e um anexo sobre a silvicultura dos eucaliptos, escrito por Celso Foelkel. Para mais detalhes, navegar em www.worldofmarketpulp.com

Euca Links

1. Introduction to the Eucalyptus

>> http://www.anbg.gov.au/projects/eucalypts

Excelente website do Centre for Plant Biodiversity Research e do Australian National Botanic Garden, ambos da Austrália. Nesse endereço você terá inúmeras informações sobre os diversos tipos de eucaliptos, muitas fotos e desenhos e acesso a algumas bases de dados. Vale a pena dar uma passeada por ele!

2. Check-list de espécies de Eucalyptus

Chave de Identificação de Espécies Florestais elaborada pelo IPEF - Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais da ESALQ/USP

>> http://www.ipef.br/identificacao/cief/lista.asp

Nesse website do IPEF é possível se conhecer mais detalhes botânicos, silviculturais e taxonômicos de muitas espécies do gênero Eucalyptus. Dê uma navegada por lá!


Mini-artigo Técnico por Celso Foelkel

Secagem "flash" como forma de diferenciar celulose de mercado

Existem diversas formas de se secar a celulose para se vendê-la no mercado. As mais usuais são as que se baseiam em secar a folha através um trânsito por um colchão de ar ou por uma bateria de cilindros aquecidos a vapor. Há algumas décadas atrás, surgiu com relativa força, uma maneira diferente, similar à para secar alimentos, que foi a secagem "flash". Ela se baseia em secar "instantaneamente" pequenos flocos de celulose que circulam em uma corrente de ar quente. Os flocos são obtidos após a prensagem da massa a cerca de 50% de consistência e posterior desagregação em um "shredder". Como conseqüência dessa ação, causam-se muitas deformações nas fibras, como as de encurvamento ("curl") e de mudanças de direções ("kinks"). Com a secagem intensa em poucos segundos, essas deformações se acentuam devido à colocação em espiral das fibrilas de celulose na parede celular. O resultado é uma polpa mais difícil de ser refinada, com mais fácil drenagem na mesa plana, e com maiores porosidade, volume específico e absorção da folha de papel. Essas melhorias nessas propriedades podem chegar a 10 a 15%, dependendo da forma de secar e da matéria prima fibrosa utilizada. Essa celulose, quando se utiliza o eucalipto como matéria-prima, é muito recomendada para papéis decorativos, papéis de filtros industriais e papéis sanitários onde se exige alta maciez. O inconveniente é a geração de pequenos grumos também denominados de nódulos. Eles são agrupamentos ou pequenos novelos de fibras que são difíceis de serem desmanchados no "pulper". Na fabricação de papéis de imprimir causam um defeito conhecido como "olho de peixe". São zonas brilhantes na folha de papel, com menor opacidade que as zonas circunvizinhas. Isso se deve à ação de calandragem sobre uma região com muito mais fibras (e portanto, maior densidade para praticamente mesma espessura). Por essa razão a região toma esse aspecto brilhante e de menor opacidade. Esse defeito foi a causa do gradual abandono da secagem "flash" para secar celulose de mercado. Entretanto, com a disposição das empresas de atender mercados diferenciados, a secagem flash continua a ser uma interessante alternativa ao fabricante de celulose. Isso se soma à excelente performance e eficiência desse tipo de instalação industrial.

Coordenador Técnico - Celso Foelkel
Editoração - Alessandra Foelkel
GRAU CELSIUS: Tel.(51) 3338-4809
Copyrights © 2005 - celso@celso-foelkel.com.br
Caso você não queira continuar recebendo a Newsletter e o Online Book, envie um e-mail para
webmanager@celso-foelkel.com.br
Caso esteja interessado em patrocinar essa Newsletter, bem como um capítulo do Online Book ou a comunidade virtual - click aqui - para saber maiores informações