|
|
Formação de Parcerias com a Sociedade Setorial em um Processo de Divulgação, Valorização e Sustentabilidade para as Publicações Eucalyptus Online Book & Newsletter
Todas as edições das publicações Eucalyptus Online Book & Eucalyptus Newsletter, com variados e ricos conteúdos, foram lançadas entre junho de 2005 e julho de 2021, com a produção e sob a égide da empresa (nesse período) do professor Celso Foelkel, a Grau Celsius – Negócios em Gestão do Conhecimento Limitada

Para sua existência, essas publicações demandaram recursos adicionais aos aportados pela Grau Celsius e que foram oferecidos por terceiras partes para sua criação e difusão. Uma coisa é absolutamente certa, a existência dessas publicações e na dimensão dos conteúdos que foram produzidas pelo professor Celso Foelkel sobre Eucalyptus e Pinus não teriam tido essa história vitoriosa se não fosse pelo enorme apoio da ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel. Em 2005, o professor Celso estava atuando na diretoria executiva da ABTCP na posição de vice-presidente. A presidência era ocupada pelo grande amigo e técnico do setor, o engenheiro Umberto Caldeira Cinque, que imediatamente apoiou a ideia de criação e difusão dessas publicações sobre os eucaliptos. Ao compartilhar o seu sonho aos demais diretores, o professor Celso, de comum acordo com os gestores da ABTCP, estabeleceram que a associação colaboraria com uma certa quantia monetária à empresa Grau Celsius para que fossem criadas as publicações sobre os eucaliptos. Um contrato foi estabelecido, que estipulava um valor que seria fixo mensal, mas com renegociações em períodos de tempo em função do sucesso ou não das publicações. Ao mesmo tempo, a ABTCP buscaria apoiadores financeiros que pagariam valores a ela, buscando conseguir um número de apoiadores que permitisse atingir o valor que ela contribuíra/contratara com a Grau Celsius. A ABTCP também se comprometeu a tornar as publicações mais visíveis à sociedade setorial, divulgando-as e enviando as mensagens por e-mail sobre a criação de cada edição a todas as pessoas cadastradas para o recebimento. Em pouco tempo se atingiu um número de cadastrados acima de vinte mil pessoas, fossem no Brasil, América Latina e outros países da Europa, América do Norte e outros continentes. Assim sendo, as publicações começaram a ser produzidas, anunciadas, difundidas e valorizadas dentro do setor, principalmente pela dedicação da nossa principal apoiadora, a ABTCP. Lembrar que nessa época as redes sociais ainda engatinhavam, por isso, ter um número de seguidores como esse a serem contatados por e-mail resultava em uma enorme dificuldade e custos para disparar a todos as informações sobre as publicações. Outros apoios recebidos pelo professor Celso junto à ABTCP foram: 1) Liberação do Acervo Técnico da associação para que as publicações do professor Celso as utilizassem e divulgassem o riquíssimo material técnico utilizado desse acervo; 2) Aquisição de uma ferramenta para que fosse criado um fórum de perguntas e respostas dentro do website da ABTCP, para que o professor Celso, e mais tarde também a Dra. Ester Foelkel, respondessem virtualmente todas as questões que viessem da sociedade. Esse fórum recebeu o nome de “Pergunte ao Euca Expert” ou “Ask the Euca Xpert”. Poucos meses mais tarde, esse fórum migrou para esse website do professor Celso Foelkel, onde pode ser facilmente encontrado navegando-se em https://eucalyptus.com.br/euca1.html
As seis primeiras edições da Eucalyptus Newsletter e os dois capítulos iniciais do Online Book foram realizados também com o apoio institucional e facilitador da Tappi – Technical Association of the Pulp and Paper Industry, que divulgava as publicações em seu website. Essas publicações foram por isso mesmo editadas em Português e Inglês. Mesmo após o término do apoio institucional da Tappi, as edições em Inglês foram produzidas até fevereiro de 2012, no caso, a edição n° 39 da Eucalyptus Newsletter e alguns capítulos do livro virtual.

Em função do enorme sucesso das publicações sobre os eucaliptos, foi sugerido pelo professor Celso à ABTCP a criação de algo similar sobre as coníferas (Pinus, Araucaria etc.). A proposta recebeu apoio positivo e foi criada a PinusLetter, que tinha a redação pela Dra. Ester Foelkel, sob a supervisão do professor Celso Foelkel, ambos atuando como produtores das publicações e sócios da Grau Celsius. Aceita a sugestão pela ABTCP, já em janeiro de 2008 era lançada a primeira edição da PinusLetter, com forma similar de gerenciamento divididos entre ABTCP e Grau Celsius. A PinusLetter sempre foi produzida no idioma Português.
A partir de fins de 2011, com um ambiente externo turbulento, as coisas foram ficando mais difíceis em termos financeiros e com isso, as edições em Inglês foram descontinuadas. Mas isso atualmente não é um problema, pois se pode realizar a versão de qualquer texto para inúmeros idiomas, bastando se usar um adequado website do tipo “translator” (Google Translator ou Collins Dictionary, por exemplo).
A parceria com a ABTCP passou a perder forças em fins de 2011, quando a associação passou a apresentar resultados mais pobres em seu balanço financeiro. Crises econômicas no Brasil e no mundo também acabaram fazendo que diversos de nossos apoiadores abandonassem o patrocínio. Disso resultou que a ABTCP continuou a manter seus apoios técnicos, mas a busca de apoiadores financeiros passaria a ser feita diretamente pela Grau Celsius, sendo que a associação seria apenas mais um dos apoiadores financeiros, pagando a mesma quota de apoio que os demais apoiadores financeiros, que na época passaram a ser chamados de Patrocinadores. Essa situação foi válida também para a publicação PinusLetter. Obviamente, isso agregou enormes dificuldades e uso do tempo para o professor Celso. Com isso, as publicações passaram a ser editadas apenas em Português e as edições perderam a regularidade. Mas a ideia e o sonho não morreram, continuaram a existir até 2021.
Não era tão fácil obter patrocinadores, havia muita burocracia envolvida e as empresas do setor não tiveram a mesma intensidade em apoiar algo que tecnicamente era muito útil ao próprio setor de celulose e papel, principalmente aos seus técnicos. E a estudantes dos mais variados setores e níveis educacionais.
Em março de 2020, iniciou-se a pandemia do Corona Virus 19 e as economias do mundo todo foram fortemente impactadas. Como era de se esperar, as empresas patrocinadoras passaram a cortar seus apoios às nossas publicações. E encontravam explicações variadas para isso, tais como uma resposta “interessante” de uma delas quando se solicitou a renovação do patrocínio. A pessoa responsável da área mencionou que desistia do apoio porque a empresa só manteria apoios a empresas ou organizações que exercessem atividades que trouxessem algum tipo de benefício social. Como se desenvolver a educação tecnológica para milhares de pessoas de forma gratuita através dessas publicações não fosse algo de cunho social. Sinceramente, lamentamos profundamente essa situação.
Assim, como final dessa rica e produtiva história, em julho de 2021 foi lançada a última edição das publicações Eucalyptus Online Book & Newsletter, com a edição nº 89 da Eucalyptus Newsletter. Um ano antes, exatamente em julho de 2020, a edição de número 57 da PinusLetter, também encerrara a produção e a distribuição gratuita dessa publicação.
Nossos últimos e fiéis apoiadores financeiros foram comunicados que o “faturamento” que se obtinha com as quotas de apoio às publicações não cobriam os custos da Grau Celsius para sua produção e em dezembro de 2021 também a Grau Celsius foi encerrada.
Por Patrocinadores ou Apoiadores entendam-se aquelas organizações que apoiaram financeiramente as publicações Eucalyptus Online Book & Newsletter, as quais eram produzidas na forma de sequências alternadas entre si. Os apoiadores financeiros contribuíam com um valor estabelecido como quota durante certo período (meses ou anos). A todos eles, que colaboraram para a criação e difusão das publicações sobre os eucaliptos ao longo de sua existência, nosso especial agradecimento, em nome dos autores dessas publicações, da nossa já baixada empresa Grau Celsius, e porque não dizer também, em nome da Sociedade Ibero-Latino-Americana, que acessa e lê até hoje as edições que estão mantidas para acesso público e gratuito nesse website. De qualquer forma, tanto eu, professor Celso Foelkel, como a doutora Ester Foelkel, deixamos de criar edições, ambos com o sentimento de tristeza por não termos conseguido o requerido apoio para continuar essas criações. Mas também, ficamos com a certeza e a alegria de termos feito nosso melhor para o setor brasileiro de base florestal, enquanto o sonho durou.
À ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel, que se constituiu na principal de todas as organizações que apoiaram financeiramente todas as nossas edições e que inclusive facilitou imensamente para que essas publicações passassem a existir a partir de junho de 2005, NOSSO MAIS SINCERO AGRADECIMENTO & RECONHECIMENTO.
Aos últimos de nossos apoiadores financeiros que tenho certeza continuariam a apoiar as publicações até quando possível fosse, também NOSSO MAIS SINCERO AGRADECIMENTO & RECONHECIMENTO. Foram eles: ABTCP, Arborgen, Bracell, Ibá, Klabin e Suzano.
Curiosamente e de maneira histórica, o primeiro de nossos patrocinadores representando uma empresa do setor de C&P foi a Botnia (Uruguai) em janeiro de 2007. Obrigado mesmo amigo Kari Kovasin, que viu algo de bom em nossas publicações e imediatamente incentivou a empresa Botnia a nos apoiar, juntando-se à ABTCP, tornando-se assim a primeira empresa do setor de celulose e papel a nos ajudar para materializar esse sonho. Outras empresas brasileiras foram se juntando ao apoio, a primeira delas tendo sido a Aracruz em maio de 2007, seguida da International Paper em novembro desse mesmo ano. E outras mais a partir daí, como apresentado mais adiante.

Para melhor demonstrar nosso reconhecimento e agradecimento, apresentamos a vocês todos os Patrocinadores/Apoiadores das publicações Eucalyptus Online Book e Eucalyptus Newsletter a partir de 2005 e até 2021.
Um agradecimento também a NOSSOS LEITORES, que nos apoiam com seus acessos até hoje.
Assim sendo, os logos e nomes de todos que apoiaram financeiramente a Eucalyptus Online Book & Newsletter serão a seguir apresentados como um resgate histórico, pois eles foram importantes para nós durante os anos em que estiveram conosco – e muitos deles continuam a ser importantes até hoje para o setor brasileiro de base florestal plantada e de produção de celulose e papel.
Nosso muito obrigado a todos desse grupo entusiasmado, amigo e notável de pessoas e empresas/organizações que aderiram à causa do apoio às nossas publicações técnicas para acesso público pela sociedade global. A Silvicultura, a Indústria de Base Florestal e a Sociedade demandante de informações sobre o Eucalyptus e outras espécies florestais plantadas com certeza foram valorizadas com esse gesto de vocês.
Aos Apoiadores/Patrocinadores, nossa gratidão por acreditarem em nossos esforços em benefício dos eucaliptos e da Sociedade, que precisa dessas árvores e que precisa conhecer mais sobre elas.
Nosso abraço fraterno a todos.
Celso Foelkel & Ester Foelkel
Relação de Empresas e Organizações Apoiadoras/Patrocinadoras
Período 2019/2021 - com as alterações ocorridas a partir de 2018/2019
EM NOSSAS ÚLTIMAS EDIÇÕES
Arborgen, ABTCP, Bracell, Klabin, Ibá, Suzano mantiveram patrocínio até a última edição da Eucalyptus Newsletter
Lwarcel passa a se denominar Bracell em 2019 e manteve patrocínio até a última edição
Fibria foi incorporada ao Grupo Suzano entre 2018 e 2019 e se manteve o apoio como Suzano até a última edição
Relação de todas as Empresas e Organizações Apoiadoras/Patrocinadoras ao longo da história das publicações Eucalyptus Online Book & Newsletter
Por períodos variados para cada uma delas
|
ABTCP – Associação
Brasileira Técnica de Celulose e Papel |
|
Air Products |
|
Aracruz
|
|
ArborGen
Tecnologia Florestal |
|
Ashland |
|
BRACELPA – Associação Brasileira de Celulose e Papel |
|
CENIBRA – Celulose
Nipo Brasileira |
|
CMPC
Celulose Riograndense |

|
Eldorado Brasil Celulose
|
|
IBÁ – Indústria
Brasileira de Árvores |
|
Klabin |
|
KSH-CRA Engenharia Ltda. |
|
Lwarcel
Celulose |
|
Pöyry |
|
Pöyry Silviconsult |
|
Stora
Enso Brasil |
|
Suzano |
|
Veracel Celulose |
|
Votorantim Celulose e Papel |

UM MUITO OBRIGADO A TODOS NOSSOS PARCEIROS PATROCINADORES
|