INDEX - INÍCIO Volta ao começo Inglês
 

Conheça o site da Grau Celsius
 
Palavras do Autor



 
 

 

 

"Minha vida com os eucaliptos tem sido uma maravilhosa e entusiasmante jornada. Ela começou há cerca de 50 anos atrás, quando eu ainda era um estudante de agronomia na Universidade de São Paulo. Ao visitar o Horto Florestal de Rio Claro, onde os eucaliptos foram primeiramente pesquisados no Brasil por Edmundo Navarro de Andrade, eu pude facilmente entender o potencial dessas árvores como fontes de madeira e de fibras para a humanidade.

Afortunadamente para mim, naquela época o Brasil estava também incentivando o reflorestamento e desenvolvendo uma indústria de celulose de mercado orientada à exportação, baseando-se principalmente nos eucaliptos para esse crescimento. Durante todos esses anos que se seguiram, eu tenho tido a chance de encontrar pessoas notáveis e determinadas, e também tenho ajudado o desenvolvimento de recursos humanos como professor em diversas universidades. Ao mesmo tempo, tem-me sido possível dar a minha contribuição para o crescimento da indústria brasileira de celulose e papel através de atividades de pesquisa, de treinamento e de desenvolvimento. Através das muitas associações que eu tenho contribuído voluntariamente e das empresas de papel e celulose onde tenho trabalhado como funcionário ou consultor, tenho tido a oportunidade de desenvolver conceitos, de superar desafios e de liderar inovações tecnológicas.

Hoje, os Eucalyptus são parte da sociedade brasileira. Graças às suas madeiras e fibras, eles estão presentes na vida diária da sociedade mundial. Meu propósito com esse Eucalyptus Online Book & Newsletter é compartilhar a enorme quantidade de conhecimentos e informações que acumulei ao longo de minha vida. Meu propósito é prover respostas com credibilidade e no tempo requerido pelos leitores e clientes do livro virtual. Ao mesmo tempo, eu pretendo estar ajudando a todos para que tenham um melhor entendimento do eucalipto como uma árvore, como uma floresta, como um recurso, ou como um ser vivo no planeta.

O suporte e o estímulo recebidos de milhares de leitores e de algumas empresas facilitadoras, patrocinadoras e apoiadoras vêm sendo recompensados pelo grande acessos e de downloadings. Essa longa lista de leitores tem facilitado significativamente nossa missão, que é a de fornecer a vocês todos algo muito valioso, que lhes possa ser útil quer na vida profissional como também nas suas relações com a sociedade."

Celso Foelkel



Organizações facilitadoras:

ABTCP

IBÁ – Indústria Brasileira de Árvores
IPEF
IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais


Parceiros apoiadores não-financeiros:

TAPPI - Technical Association of the Pulp and Paper Industry

SIF - Sociedade de Investigações Florestais

CeluloseOnline

RIADICYP - Red Iberoamericana de Docencia e Investigación en Celulosa y Papel y Productos Lignocelulósicos

TECNICELPA - Associação Portuguesa dos Técnicos das Indústrias de Celulose e Papel

ATCP Chile - Asociación Técnica de la Celulosa y el Papel - Chile

TAPPSA - Technical Association of the Pulp and Paper Industry of Southern Africa

SBS - Sociedade Brasileira de Silvicultura

AGEFLOR - Associação Gaúcha de Empresas Florestais

APRE – Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal

ACR – Associação Catarinense de Empresas Florestais

ASBR – Associação Sul Brasileira de Empresas Florestais

Embrapa Florestas

EUCALYPTOLOGICS - GIT Forestry

Revista O Papel

Revista O Papel Digital

ABTCP Guia de Compras Celulose e Papel – Pulp & Paper Directory

Mais Floresta