| |
|
"Minha vida com os eucaliptos tem sido uma maravilhosa e entusiasmante jornada. Ela começou há praticamente 60 anos atrás, quando eu ainda era um estudante de agronomia na Universidade de São Paulo. Ao visitar o Horto Florestal de Rio Claro, onde os eucaliptos foram pioneiramente pesquisados no Brasil pelo engenheiro agrônomo Edmundo Navarro de Andrade, eu pude facilmente entender o potencial dessas árvores como fontes de madeira e de fibras para a humanidade.
Afortunadamente para mim, naquela época o Brasil estava também incentivando o reflorestamento e desenvolvendo uma indústria de celulose de mercado orientada à exportação, baseando-se principalmente nos eucaliptos para esse crescimento. Durante todos esses anos que se seguiram, eu tenho tido a chance de estudar muito e de encontrar pessoas notáveis e determinadas, trabalhando, pesquisando e escrevendo sobre essas árvores, como eu também procuro fazer isso, incansavelmente. Tenho procurado ajudar o desenvolvimento de recursos humanos como professor em diversas universidades, bem como escrevendo e publicando tudo que sei e aprendo sobre as florestas plantadas, produção de celulose e papel, ecoeficiência para uso adequado desses recursos naturais, dentre muitos temas que aprecio estudar e escrever sobre eles. Ao mesmo tempo, tem-me sido possível dar a minha contribuição para o crescimento da indústria brasileira de celulose e papel através de minhas atividades de pesquisa, de treinamento, de desenvolvimento tecnológico e comportamental e também associativa, uma vez que me tornei membro atuante em mais de 40 associações técnicas.
Através dessas muitas associações que eu tenho contribuído voluntariamente e das empresas de papel e celulose onde tenho trabalhado como funcionário ou consultor, tenho tido a oportunidade de desenvolver conceitos, de superar desafios e de liderar inovações tecnológicas. Uma felicidade ter tido uma vida profissional tão profícua como tive e ainda estou tendo.
Hoje, os Eucalyptus são parte da sociedade brasileira. Graças às suas florestas, madeiras e fibras, eles estão presentes na vida diária da sociedade brasileira e mundial. Meu propósito com as publicações Eucalyptus Online Book & Newsletter é compartilhar a enorme quantidade de conhecimentos e informações que fui e estou ainda acumulando ao longo de minha vida. Da mesma forma, sempre busco valorizar e difundir as produções técnicas de pessoas e instituições que sejam referência para a geração de conhecimentos setoriais. Meu propósito é prover informações com credibilidade e no tempo requerido para os muitos leitores e interessados pelas minhas ideias e escritas. Ao mesmo tempo, eu pretendo estar ajudando a todos para que tenham um melhor entendimento do eucalipto como uma árvore, como uma floresta, como um recurso, ou como um ser vivo a colaborar para as civilizações que habitam nosso planeta.
O suporte e o estímulo recebidos de milhares de leitores e de algumas organizações apoiadoras vêm sendo recompensados pelo grande número de acessos e de downloadings dos materiais disponíveis nesse website que abriga essas publicações orientadas para os eucaliptos. Essa longa lista de leitores tem facilitado significativamente nossa missão, que é a de fornecer a vocês todos algo muito valioso, que possa lhes ser útil quer na vida profissional como também nas suas relações com a sociedade".
Conheçam também o nosso outro website, que como esse tem tido o objetivo de difundir e compartilhar conhecimentos para o livre acesso de todos os interessados pelos materiais que neles disponibilizamos. Ambos compõem o que denominamos de “As Páginas de Web do Professor Celso Foelkel”
Visitem, portanto, na sua conveniência e disponibilidade: https://celso-foelkel.com.br
Um enorme muito obrigado a todos vocês.
Celso Foelkel

|